Entenda o que é Saúde Ocupacional

Entenda o que é Saúde Ocupacional!

A saúde ocupacional ocupa um espaço específico dentro da grande área da saúde, trabalhando exclusivamente com a saúde do trabalhador. Foi estabelecida dentro das Normas Regulamentadoras, diretamente na NR 04 que implementou os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMTs). A regra define quantos profissionais de Saúde Ocupacional são necessários para cada empresa, de acordo com o quadro de funcionários.

A grande parte dos trabalhadores acha que este setor só é responsável por exames de admissão, periódicos e demissionais. Mas a saúde ocupacional está voltada para a prevenção de doenças que podem surgir no ambiente de trabalho. Está focada na qualidade de vida do trabalhador e visa oferece-lo tanto o bem estar emocional quanto o físico. O que torna a parte de exames apenas parte de tantas atividades que são realizadas pela saúde ocupacional.

A saúde ocupacional é um setor obrigatório dentro de empresas de pequeno, médio e grande porte. Ela oferece benefícios à própria empresa, pois deixa o ambiente qualificado e saudável para os funcionários, deixando-os mais motivados na realização dos seus trabalhos.

O Ministério do Trabalho é o órgão responsável por fiscalizar e impor as regras que dizem respeito à qualidade de vida do trabalhador brasileiro.

2 comentários em “Entenda o que é Saúde Ocupacional

  1. Pingback: Razões para contratar empresa especializada em Medicina do Trabalho

  2. Pingback: Razões para contratar empresa especializada em Segurança do Trabalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *