A sinalização no ambiente de trabalho

A sinalização no ambiente de trabalho conta com inúmeros símbolos, cores, o que facilita com que os empregados tomem mais cuidados em certos locais.

As sinalizações mais comuns são as amarelas com as palavras: cuidado ou chão escorregadio.

No mercado existem inúmeras placas com mensagens, alertando os perigos do ambiente.

Mas segundo a NR 26 no item 26.1.4 diz que o uso das cores deve ser reduzido para não ocasionar distração, confusão e fadiga ao trabalhador.

E no item 26.1.5 ele mostra quais as cores devem ser utilizadas:

Vermelho deve ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio.

Amarelo deve-se utilizar o amarelo para identificar gases não liquefeitos.

Branco será empregado em passarelas e corredores de circulação, por meio de faixas (localização e largura); direção e circulação, por meio de sinais; localização e coletores de resíduos; localização de bebedouros; áreas em torno dos equipamentos de socorro de urgência, de combate a incêndio ou outros equipamentos de emergência; áreas destinadas à armazenagem; zonas de segurança.

Preto será empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (ex: óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, alcatrão, piche, etc.). E o preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.

Azul será utilizado para indicar “Cuidado!”, ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviço.

Verde é a cor que caracteriza “segurança”. E deverá ser empregado para identificar: canalizações de água; caixas de equipamento de socorro de urgência; caixas contendo máscaras contra gases; chuveiros de segurança; macas; fontes lavadoras de olhos; quadros para exposição de cartazes, boletins, avisos de segurança, etc.; porta de entrada de salas de curativos de urgência; localização de EPI; caixas contendo EPI; emblemas de segurança; dispositivos de segurança; mangueiras de oxigênio (solda oxiacetilênica).

Laranja deverá ser empregada para identificar: canalizações contendo ácidos; partes móveis de máquinas e equipamentos; partes internas das guardas de máquinas que possam ser removidas ou abertas; faces internas de caixas protetoras de dispositivos elétricos; faces externas de polias e engrenagens; botões de arranque de segurança; dispositivos de corte, borda de serras, prensas.

Púrpura deverá ser usada para indicar os perigos provenientes das radiações eletromagnéticas penetrantes de partículas nucleares.

Lilás deverá ser usado para indicar canalizações que contenham álcalis. As refinarias de petróleo poderão utilizar o lilás para a identificação de lubrificantes.

Cinza o cinza claro deve ser usado para identificar canalizações em vácuo e o cinza escuro deve ser usado para identificar eletrodutos.

Alumínio será utilizado em canalizações contendo gases liquefeitos, inflamáveis e combustíveis de baixa viscosidade (ex: óleo diesel, gasolina, querosene, óleo lubrificante, etc).

Marrom deve ser adotado, a critério da empresa, para identificar qualquer fluído não identificável pelas demais cores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *