Você sabe quais as doenças ocupacionais mais comuns entre os brasileiros?

As doenças ocupacionais mais comuns entre os trabalhadores brasileiros estão diretamente relacionadas às condições do local de trabalho, como ambientes muito barulhentos, por exemplo, ou porque o trabalhador está há muito tempo na mesma função. Existe uma lista de doenças relacionadas ao trabalhador brasileiro, bem extensa, mas nós separamos as mais comuns para você tomar conhecimento. Veja quais são:

Principais doenças por repetição

Essas lesões são causadas pela repetição excessiva de movimentos ou postura inadequada, causando uma dor crônica que tende a piorar ao longo dos anos.

LER- Lesão por Esforços Repetitivos: O grande problema da LER é ser confundida com um mal estar passageiro, como uma torção ou mau jeito. Exemplos de LER: tendinite, tenossinovite e bursite. Aparecem com mais frequência nos operários de fábricas, que trabalham todos os dias, durante anos, executando os mesmos movimentos. Passar horas em frente a um computador também pode causar estas complicações.

DORT- Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho: A diferença básica entre LER e DORT é que a primeira pode não necessariamente ocorrer em ambiente de trabalho e a segunda refere-se unicamente ao cotidiano profissional. Sintomas de DORT: cansaço excessivo, desconforto após a jornada de trabalho, inchaço e formigamento nos pés e nas mãos, sensação de choque e dor nas mãos, perda dos movimentos da mão.

Lombalgia: Doença ocupacional muito comum provocada por excesso de esforço físico e pela forma inadequada de efetuar algumas atividades – como, por exemplo, carregar peso erguendo-o de forma errada. Entre os sintomas mais comuns estão as dores na região lombar, que podem se estender até as pernas. A lombalgia aguda é intensa e aparece logo depois de uma atividade física. A crônica normalmente atinge pessoas de idade avançada, causando dores mais leves, mas quase sempre presentes.

Principais Doenças Ocupacionais de Visão

Está entre a mais comum entre os trabalhadores que realizam expediente noturno, período em que o corpo altera sua produção hormonal, reduzindo a capacidade de algumas de suas funções. Na mudança de rotina, não são destinando este tempo ao sono, pode ocorrer um desgaste em excesso. Trocar a noite pelo dia também não colabora para uma recuperação ideal.

Catarata: Responsável por metade dos casos de perda total de visão no mundo, a Catarata é muito comum no Brasil. A Catarata é ocasionada pela perda do Cristalino, normalmente em decorrência de exposição a altas temperaturas. Afeta muitos trabalhadores da metalurgia e da siderurgia.

Desgaste da Visão: Afeta principalmente trabalhadores noturnos, como: vigias, médicos, enfermeiros ou operadores de serviços 24h. O trabalho noturno desregula a produção de hormônios, que acontece durante o sono, afetando outras funções do corpo, como a visão, por exemplo. Se essa situação ocorre de forma prolongada, o desgaste pode levar à perda parcial ou total da visão.

Principais Doenças Ocupacionais Respiratórias

Muitos trabalhadores ficam expostos em ambientes que contém uma grande concentração de agentes que podem causar reações no trato respiratório superior e inferior.

Asma Ocupacional: Ocorre por inalação de partículas, comuns em trabalhadores da construção civil ou que lidam com couro, algodão, madeira ou sílica e é uma doença respiratória grave. Começa com tosse crônica, falta de ar e chiado no peito e pode ter desdobramentos fatais. Os sintomas são: tosse constante, chiados no peito e falta de ar. A doença pode se agravar, provocando paradas respiratórias e câncer de pulmão. O uso de máscaras e equipamentos especiais são extremamente necessários para evitar a contaminação.

Silicose: Doença ocupacional irreversível causada pelo acúmulo de poeira de sílica nos pulmões, revestindo-os de forma a impedir cada vez mais a respiração e aumentando progressivamente com o tempo – mesmo que o trabalhador seja afastado. Pode levar à morte por insuficiência respiratória.

Antracose: Lesão pulmonar causada pelo acúmulo de partículas de carvão nos pulmões, infelizmente bem comum em mineiros, trabalhadores de grandes centros urbanos, trabalhadores que lidam com carvão ou que residam/trabalhem em áreas muito poluídas. Pode levar a disfunções pulmonares graves, como fibrose pulmonar, por exemplo.

Bissinose: Comum na indústria algodoeira e têxtil, é causada pelo acúmulo de poeira das fibras de algodão, linho ou cânhamo nos pulmões.

Siderose: Causada pelo acúmulo de partículas microscópicas de ferro nos bronquíolos, está entre as doenças ocupacionais que atacam trabalhadores de minas de ferro. Um dos seus sintomas mais comuns é a falta de ar constante.

Principais Doenças Ocupacionais Psicossociais

Depressão, estresse, ataques de ansiedade, ordem emocional e até síndrome do pânico, são doenças que surgiram com o mundo moderno e sua a pressão excessiva. Todas elas podem ser causadas por ritmo agressivo de trabalho, isolamento, pressão psicológica, carga horária excessiva, múltiplas funções e outros motivos que contribuem para que essas doenças perigosas aconteçam. Na grande maioria das vezes não são vistas com a devida seriedade, se tornando imperceptíveis quando no início ou à primeira vista. Ocorre com frequência entre policiais, seguranças, bancários, operadores de telemarketing e profissionais de comunicação.

Depressão e distúrbios mentais: As doenças de domínio mental são cada vez mais comuns e são cada vez mais diagnosticadas de forma precisa. Este tipo de doença pode surgir quando as condições de trabalho e a pressão psicológica são tão precárias que acabam por agravar o estresse ocupacional. O paciente pode apresentar distúrbios ainda mais graves – como a fobia social, a depressão e a síndrome do pânico. Entre os profissionais mais atingidos estão os operadores do sistema financeiro, professores, policiais, jornalistas e atendentes de telemarketing.

Principais Doenças Ocupacionais de Pele

Dermatose ocupacional: Comum em mecânicos e na indústria como um todo, a dermatose ocupacional é causada pelo contato constante com graxa ou óleo mecânico. Causa reações alérgicas crônicas, criando placas na pele.

Câncer de pele: Embora muito comum no País, essa enfermidade só pode estar entre as doenças ocupacionais – e obter auxílio do INSS – se foi originada no ambiente de trabalho. Costuma ocorrer em trabalhadores de lavoura ou qualquer outro trabalho que envolva exposição ao sol.

Principais Doenças Ocupacionais Auditivas

Surdez: Pode ser temporária ou definitiva, em trabalhadores expostos a ruídos constantes. É uma doença silenciosa, que se caracteriza pela perda auditiva progressiva, levando o trabalhador lentamente à perda parcial ou total da audição, por desgastar o ouvido de forma irreversível. Comum em operadores de telemarketing, metalúrgicos e trabalhadores da Construção Civil, especialmente se não há uma fiscalização rígida e um compromisso do trabalhador com a utilização de protetores auriculares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *