Saiba quais documentos deixarão de existir após a implantação do eSocial

Com a chegada do eSocial, haverá muitas mudanças em relação aos documentos, declarações e formulários. Alguns serão naturalmente substituídos, pois as informações cadastradas no programa serão realizadas de forma descentralizada. A disponibilização de todos os dados aos órgãos federais envolvidos estará em ambiente único e digital, o que eliminará totalmente a papelada do dia a dia.

Precisando de um curso para se atualizar para o eSocial? A 2R preparou o curso de Segurança e Saúde Ocupacional para Atendimento ao eSocial

Confira quais documentos serão extintos:

Livro de registro de empregado: será de forma eletrônica na informação inicial dos eventos do trabalhador.

Perfil profissiográfico previdenciário (PPP): Será parte dos eventos relativos a Segurança e Saúde do Trabalhador que forma todas as informações do Perfil do Trabalhador no que diz respeito a agentes insalubres, acidentes de trabalho e atividades laborais.

Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT): Será substituído pelo evento S-2210. Comunicação de Acidente de Trabalho dentro do próprio programa.

Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS): Gerada dentro do eSocial como evento S-1299. Fechamento dos Eventos Periódicos.

Informações à Previdência Social (GFIP): Dados da empresa, dos funcionários, contribuições previdenciárias, remunerações, valores de INSS e FGTS serão substituídos pelos eventos dentro do eSocial.

Relação Anual de Informações Sociais (RAIS): Como as informações estarão centralizadas no eSocial não haverá mais necessidade de envio anual dos dados relativos ao trabalhador. O envio do Evento S-2100. Cadastramento Inicial do Vínculo, juntamente com todos os vínculos ativos e seus dados atualizados, serão cadastrados incialmente pela empresa. Cada novo vínculo firmado será informado através do Registro de Eventos Trabalhistas (RET).

Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF): São informados no evento S-1210. Pagamentos de Rendimentos do Trabalho.

Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED): Também substituído pelo Evento S-2100. Cadastramento Inicial do Vínculo e pelo RET.

Precisando de um curso para se atualizar para o eSocial? A 2R preparou o curso de Segurança e Saúde Ocupacional para Atendimento ao eSocial. Mais informações? Acesse: www.2reducacao.2rprevencao.com.br conheça esse e outros cursos!

 

 

Postado em Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *