4 sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria em Segurança do Trabalho

Comandar uma empresa não é tarefa fácil, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, pública ou privada. Além de manter seus setores funcionando em harmonia, é necessário também estar atento ao cumprimento das exigências e mudanças impostas pelos órgãos reguladores e fiscalizadores oficiais de todas as esferas do governo (municipal, estadual ou federal).

Sabendo que seus funcionários são um importante ativo da empresa, para o qual existem regimentos específicos para conduzir as relações trabalhistas e auxiliar na execução de suas funções. Sendo assim, ninguém melhor do que uma equipe especializada para apontar possíveis inconformidades e ajudar sua organização em possíveis adequações. Principalmente, em assuntos específicos e minuciosos como os referentes às questões de Saúde e Segurança do Trabalho.

Dessa maneira, listamos aqui 4 sinais de que sua empresa precisa de uma consultoria em Segurança do Trabalho:

1. Cumprimento das solicitações legais dos trabalhadores. 

Se sua organização, seja ela pública ou privada, possui empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), saiba que você está sujeito ao cumprimento rigoroso das Normas Regulamentadoras – NR’s, que se não realizadas, adequadamente, acarretam em prejuízos diretos ao seu negócio.

Estas normas trazem regras sobre a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), orientações sobre edificações e instalações elétricas, uso correto de materiais, dentre outras que, se realizadas de modo correto, contribuem com a prevenção de acidentes do trabalho. Sendo assim, uma consultoria em Segurança do Trabalho poderá auxiliá-lo sobre onde e quais mudanças deverão ser realizadas dentro da empresa para o cumprimento destes termos.

2. Resultados negativos em SSO que aumentam as perdas financeiras.

Outro ponto a ser mencionado é que, o não cumprimento das NR’s pode causar uma oneração considerável nos custos da empresa, afetando diretamente os projetos em andamento ou o planejamento orçamentário.

Podemos citar como alguns desses danos a aplicação de multas pelo Ministério do Trabalho e Emprego; embargo ou interdição de obra; pagamento de adicionais de periculosidade e insalubridade; despesas com o tratamento médico; estabilidade de 01 ano para o empregado acidentado; aumento da alíquota do SAT/FAP (Seguro de Acidente do Trabalho / Fator Acidentário de Prevenção), entre outros.

Para que estas situações sejam evitadas, é fundamental que você busque a orientação de um profissional capacitado em SSO. 

3. Preparar a empresa para as cobranças do eSocial.

Entrará e vigor, a partir de janeiro de 2018 uma ferramenta eletrônica que integrará em uma única plataforma todas as informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas prestadas pelas empresas ao Governo Federal, o eSocial.

Dessa maneira, é importante que as empresas estejam aptas a realizar esses novos procedimentos, que implicará em multas caso os dados não sejam lançados corretamente na plataforma. Para tanto, às equipes de todos os setores devem receber capacitação direcionada e seus sistemas internos de gestão devem passar por ajustamentos.

Ou seja, o seu Sistema de Gestão em SSO também deverá ser revisto, estando compatível com todos os demais sistemas de gestão da empresa, para que não haja lançamentos divergentes; bem como, todas as documentações, certificações e exigências referentes à SSO deverão estar completas e atualizadas e em conformidade com as NR’s.

4. Falta de sintonia entre processos de SSO e a gestão empresarial.

Outro erro muito comum percebido é a falta de alinhamento entre os processos de SSO e os demais procedimentos gerenciais nas instituições. A boa gestão pressupõe harmonia e integração de processos entre todos os setores. Especialmente, nesse momento de mudanças com a chegada do eSocial.

Então, este é o momento crucial para contratar um profissional gabaritado para conduzir este alinhamento de maneira eficiente e assertiva. Todos os setores deverão estar seguindo rigorosamente, os processos de SSO exigidos, evitando além de acidentes de trabalho, perdas significativas aos ativos da empresa.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Se sim, comenta aqui que teremos um prazer em responder.

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