Saúde ocupacional dos colaboradores: o que isso tem a ver com os seus resultados e faturamento?

Você sabia que o cuidado com a saúde do seu funcionário pode afetar diretamente nos resultados positivos da sua empresa? E que uma simples mudança pode te ajudar a alcançar este objetivo? Entenda a seguir essa relação.

A saúde ocupacional do colaborador é fator crucial

Sabemos que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) tem como finalidade, entre outros fatores, assegurar a sua integridade do trabalhador. Dessa maneira, cabe a empresa, além de atender as exigências impostas, encontrar alternativas para evitar possíveis situações prejudiciais ao empregado, principalmente no que diz respeito a sua saúde.

Assim, a frase “prevenir é melhor que remediar”, torna-se uma diretriz importante para gestores e empresários. E deve compor o planejamento estratégico empresarial. Como se sabe, com a implantação do eSocial estes procedimentos serão muito mais rigorosos, uma vez que a prestação de informações será constante e com maior fiscalização.

Entende por que a implantação dos programas de saúde ocupacional deve estar entre as principais estratégias de gestão do seu negócio, independente do porte ou segmento da sua empresa?

Saúde ocupacional como fator chave para o ganho de resultados

Cada instituição deve contar com um projeto mínimo de saúde, no qual cada risco no ambiente laboral será avaliado e, em seguida, propostas as ações com a finalidade de, não apenas prevenir, mas, evitar possíveis acidentes de trabalho. Temos entre os casos mais comuns, os relacionados aos riscos ergonômicos, que ocasionam problemas de coluna, LER/DORT.
Com o investimento na qualidade de vida dos seus empregados, eles se sentirão valorizados, seguros e assistidos pela empresa. E você perceberá os primeiros resultados positivos da sua estratégia.

Apontamos a seguir as consequências mais relevantes dessa implantação:

  • Aumento da produtividade

O reflexo no aumento da produtividade se dá quando: o trabalhador encontra plenas condições de saúde para executar seu serviço de maneira contínua; condições adequadas no ambiente de trabalho que não atrapalhem o andamento dos processos; ou quando não há desfalques seja por ausência temporária ou permanente, de membros da equipe. Sendo assim, a promoção da qualidade de vida dos empregados torna-se tanto fator motivacional quanto fator de importância fundamental para andamento das atividades da empresa.

  • Diminuição do absenteísmo

Com os diagnósticos prévios sobre as condições do ambiente, saúde do trabalhador e prevenção de acidentes de trabalho, a empresa terá uma diminuição considerável de casos de absenteísmo. Como citado, a ausência do empregado por faltas, atestados ou afastamento médico, pode afetar diretamente na diminuição da produtividade da empresa.

  • Diminuição nos tratamentos médicos

Quando um empregado adoece ou se acidenta, a empresa tem por obrigação legal arcar com os custos de tratamento médico deste trabalhador. Com a implantação de um Programa de Saúde Ocupacional, haverá um acompanhamento maior das condições laborais, consequentemente, diminuição de casos de doenças relacionadas ao trabalho.

Possíveis prejuízos

Por outro lado, existem consequências negativas quando o cuidado mínimo com a saúde do trabalhador não é realizado. Perdas, principalmente, financeiras, podem ser evitadas a partir do entendimento de higiene ocupacional. Os danos mais comuns são:

  • Obrigações junto ao Ministério do Trabalho

Quando forem registrados acidentes de trabalho, a empresa deverá pagar taxas de incidência de acidente de trabalho, multas e indenização trabalhista.

  • Custos extras

A empresa poderá também ter gastos extras com honorário de advogados, taxas para sindicatos, encargos trabalhistas com readequação de equipe (ex.: horas extras), custos com maquinário e equipamentos – manutenção ou compra, etc.

  • Falha nos processos

A falta de harmonização dos setores da empresa pode aumentar os riscos de acidentes de trabalho. Por isso, é importante que haja um envolvimento multissetorial na elaboração e execução de projetos pela empresa. O embargo ou paralisação de obras, falta de certificação para funcionamento ou execução de atividade específica, e a falta de conhecimento no cumprimento das obrigações legais são algumas das falhas que podem afetar diretamente no faturamento e resultados da empresa.

É importante ressaltar que as características dos programas de SSO que devem ser implantados, dependerá do porte e área de atuação da empresa. Para tal, precisa ser avaliado se há necessidade de contratação de empresa terceirizada especializada ou manutenção de uma equipe interna para coordenar tais atividades. Lembrando que, com a chegada do eSocial, será fundamental que haja a adoção desses procedimentos para um acompanhamento efetivo das exigências impostas pelo Ministério do Trabalho.

Entendeu por que investir em saúde ocupacional do colaborador pode reduzir custos e aumentar seus resultados e faturamento? Se deseja uma orientação para sua empresa, entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

 

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