NR-17 e Ergonomia: Tudo alinhado na sua empresa.

Mesmo sendo o programa mais básico de Segurança e Saúde Ocupacional exigido em uma empresa, o Programa de Ergonomia nem sempre é considerado ou priorizado em um ambiente de trabalho. Esta é uma grande falha!

Disposto na Norma Regulamentadora – 17, o Programa de Ergonomia visa o desempenho eficiente do trabalhador a partir da promoção de condições de conforto e segurança. Nele são descritos os procedimentos para levantamentos de cargas, transportes e descargas de materiais; detalhamentos de mobiliários, equipamentos e condições ambientais; e a própria organização do trabalho.

Pela abrangência de itens a serem listados e analisados, o documento ergonômico pode soar complexo. Contudo, ao seguir a norma, essa tarefa se torna mais fácil. A seguir, mostraremos pontos a serem verificados de imediato em sua empresa:

1- Mantenha a postura.

Pelos inúmeros casos de doenças ocupacionais causadas pela má postura, a ergonomia é largamente difundida como sendo “sentar-se errado”. Mas ela vai além disto! A NR-17 indica diversas orientações técnicas sobre como se portar em cada atividade.

Em atividade em pé, por exemplo, é indicado que o mobiliário seja compatível com a altura da pessoa para que não provoque fadiga muscular por esforço extra. Em atividades sentadas, ombros sempre alinhados ao encosto da cadeira e pés apoiados em solo ou base fixa. Já para atividades com levantamento de cargas, é determinado movimentos pré-definidos, em que o peso máximo do material seja inferior ao admitido pelo operador.

Em uma análise de riscos, todas as atividades de cada função existente na empresa devem ser detalhadas categoricamente no documento com as indicações corretas de execução.

2 – Visibilidade é fundamental.

A iluminação é fator primordial para a vida ocupacional do colaborador. Diminuir ou dificultar sua capacidade de visibilidade, utilizando fontes de luz inadequadas, pode causar doenças e acidentes físicos em decorrência de um cansaço visual ou baixa luminosidade. A NR-17 também detalha estas situações.

A luz natural também é considerada neste documento. E em ambas situações (natural ou artificial), caso haja necessidade de complementar com instalações extras, ela não pode causar ofuscamentos, reflexos ou sombras.

3 – Nem muito frio, nem muito quente.

A sensação térmica em escritórios afeta diretamente a produtividade do funcionário. A NR-17 fala que, em ambientes que exigem concentração, a temperatura indicada é entre 20°C a 23°C. É importante considerar também outros indicadores, como umidade relativa do ar, que não pode ser inferior a 40% e a velocidade do ar deve ser de até 0,75m/s.

Todos os setores laborais devem ser avaliados e adequados às definições representadas na NR.

4 – Tudo no lugar certo.

A NR-17 é tão precisa que estabelece, por exemplo, medidas exatas de altura de mesas, distanciamentos mínimos entre equipamentos e pontos de apoio para braços e pernas. Ou seja, todos os equipamentos e mobiliários devem ser escolhidos e postos para o uso do funcionário visando o seu total conforto.

Você pode se antecipar e verificar se as cadeiras que possui tem encosto adaptado à linha da coluna do seu colaborador e se são ajustáveis. Se objetos de uso e movimento contínuo (teclado, mouse, cadernetas, etc.), estão a altura das mãos as bancadas niveladas. Mas lembre-se: somente um profissional especializado pode realizar um diagnóstico exato para você.

5 – Treine sua equipe!

Mesmo que você possua um programa de ergonomia completo, se o seu funcionário não o seguir, ele corre o risco sério lesão física em uma atividade. Por isso, é importante reforçar constantemente para sua equipe as orientações, diretrizes e ordenamentos impostos pelo programa ergonômico.

Portanto, realize cursos, treinamentos e workshops para que todos os membros da sua equipe tenham conhecimentos nivelados e construam uma cultura de boas práticas, compreendendo que a partir da execução correta, haverá mais qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Invista nesta estratégia. Seja curso de transporte de carga adequado, manuseio dos equipamentos ou até mesmo  treinamentos para alongamentos.

Como dito no início, mesmo sendo o programa mais básico de Segurança e Saúde Ocupacional em uma empresa, o Programa de Ergonomia precisa ser considerado ponto primordial para assegurar a qualidade de vida do trabalhador e o aumento da sua produtividade.

Clique aqui para compreender o motivo e nunca mais deixar esse assunto em segundo plano. E se ficou alguma dúvida, entre em contato conosco contato@2rprevencao.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *