Por que você precisa gastar mais tempo com a Cultura de Segurança?

Para você, gastar tempo é perder dinheiro? Já iniciamos este artigo dando uma grande dica: se ele for gasto com métodos de prevenção, pode ter certeza que estará é economizando dinheiro. Principalmente quando estes métodos são absorvidos e passam a fazer parte do cotidiano dos funcionários. Denominamos este processo de Cultura de Segurança.

Quer entender mais sobre por que você deve gastar seu tempo aplicando esta cultura em sua empresa? A seguir falaremos um pouco sobre os benefícios que ela irá causar nos seus negócios.

1 – Diminuição de despesas.

Quando a Cultura de Segurança já estiver implantada em sua empresa, mudanças significativas serão percebidas de imediato. Com o envolvimento de todos os funcionários, entende-se que as etapas e processos de segurança devem sempre ser seguidos de maneira correta. Através de comunicados e treinamentos, eles sabem exatamente como evitar que acidentes ocorram. Dessa forma, podemos citar como uma boa evidência de que a Cultura de Segurança já prevalece em sua empresa, a diminuição das despesas com troca de equipamentos/EPI’s e manutenções de máquinas, pois o uso correto prolonga a vida útil destes materiais.

2- Aumento da produtividade.

Manter a qualidade de vida dos seus funcionários tem que ser prioridade. Quando eles se sentem seguros e respeitados, trabalhando em condições dignas, recebendo o suporte necessário para exercer suas funções, com toda certeza, eles executarão suas atividades com muito mais empenho. A Cultura de Segurança é um importante aliado para sustentar a harmonia corporativa tão sonhada. Ela distribui as obrigações sobre a vigília da segurança, tornando (voluntariamente) cada membro responsável por toda equipe.

3- Atualização.

Quando se tem implantado a Cultura de Segurança em sua empresa, as inovações, mudanças legais, novas práticas e adequações são muito mais fáceis de acontecer dentro da sua empresa. Isso se dá pois os processos em SSO são seguidos da maneira mais correta possível, dando a possibilidade de analisar com mais clareza a estratégia que melhor se adequa ao seu negócio e para os seus funcionários.

4 – eSocial.

Essa atmosfera voltada à segurança implantada em seu ambiente de trabalho facilitará notavelmente a sua empresa quando for colher as informações necessárias para enviar ao eSocial. E talvez este seja o argumento mais importante que podemos dar para você gastar o seu tempo na implantação da Cultura de Segurança em sua empresa.

No eSocial, dados enviados errados não poderão ser corrigidos. Mas se sua empresa já tem uma Cultura de Segurança instalada no cotidiano dos funcionários, é provável que você não correrá o risco de ter dados divergentes e ocorrências de acidentes mais sérias.

Deseja saber mais sobre o assunto? Baixe nosso eBook que dá dicas valiosas sobre como você pode começar este processo de implantação em sua empresa. Baixe clicando aqui! Se aparecer mais alguma dúvida, entre em contato com nossa equipe pelo email contato@2rprevencao.com.br .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *