6 frases que empresários falam quando não sabem sobre SSO.

No mês dedicado à Segurança e Saúde Ocupacional, vemos na mídia muitas campanhas de conscientização sobre a importância em investir na qualidade de vida do trabalhador. Mas infelizmente, os dados revelados em pesquisas e estudos relacionados ao assunto não são muito animadores.

Os profissionais ligados à área de SSO sabem que uma das principais causas para estes péssimos resultados é a falta de conhecimento do empresariado sobre leis e normas que determinam a suas obrigações nas relações trabalhistas. Não podemos aceitar isto como desculpa, mas é uma realidade.

Nestes mais de 20 anos de experiência, já ouvimos inúmeras frases de empregadores que confirmam esta tese e nos fazem buscar estratégias para mudar esta realidade. A seguir, revelamos esses pensamentos e quais argumentos podemos usar junto a nossos clientes.

1 – “Se meu funcionário tomar cuidado ele não corre o risco de se acidentar.”

Está disposto na NR-01 que o empregador é obrigado a promover a medicina e segurança do seu empregado, para que este exerça a sua função sem riscos. É claro que se o funcionário for cuidadoso, é provável que as possibilidades de acidentes diminuem, porém só isso não basta. É necessário que ele esteja em um ambiente adequado, receba treinamentos e orientações sobre como realizar suas atividades em segurança e seja monitorado para que não faça nada fora do padrão estabelecido.

2 – “Meu funcionário não tem como adoecer passando o dia todo em frente ao computador”.

As doenças ocupacionais podem ser adquiridas de inúmeras maneiras. O funcionário não precisa necessariamente estar em contato com produtos nocivos à saúde ou ter alguma lesão grave como queimaduras ou cortes. A LER (Lesão por Esforço Repetitivo), por exemplo, é uma lesão nas articulações causada por movimentos constantes. Já a PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), como o nome já diz, é a diminuição da capacidade auditiva provocada pela longa exposição a sons. Como o seu funcionário passa muito tempo em frente ao computador, se você não implantar um programa de ergonomia em sua empresa, por exemplo, ele pode sim adoecer.

3 – “Segurança do Trabalho é despesa.”

O não cumprimento das normas de Segurança e Saúde do Trabalho é que vão gerar despesas. Multas, taxas administrativas extras, embargos de obras, pagamento de honorários, pagamento de tratamentos médicos e processos trabalhistas são somente algumas das perdas financeiras que você terá que arcar caso sua empresa não siga o que está determinado em lei em relação aos programas de SSO. “Prevenir é melhor que remediar” ganha um novo sentido agora, não concorda?

4 – “Para alimentar o eSocial, não preciso de dados de SSO”.

O eSocial é um sistema recente, mas muitos empresários já estão criando mitos sobre ele. Não podemos deixar estas informações erradas se proliferarem! Como é sabido, todas as informações referentes aos empregados deverão ser lançadas no eSocial, isso inclui também dados específicos como exames médicos, manutenção de equipamentos, análises de ambiente e todos os elementos que envolvem as atividades laborais.

5 – “O Governo não terá como saber se minha empresa tem ou não áreas com potenciais riscos aos funcionários.”

Antigamente, isso até fazia um pouco de sentido, pois os recolhimentos de dados das empresas ocorriam de maneira demorada e as fiscalizações tardavam a acontecer. Mas com a chegada do eSocial isso não será mais possível! O sistema é totalmente integrado, online e com prazos estabelecidos para o lançamento de informações. Ou seja, nenhuma empresa terá como burlar informações.

6 – “Não importa como o funcionário está entregando o trabalho, o importante é o resultado.”

Lamentavelmente, já ouvimos essa frase muitas vezes. Executar tarefas em condições inadequadas certamente causará o estresse físico e mental da equipe. Esta situação desencadeia uma série de fatores negativos que atingem a qualidade do produto ou serviço prestado. E é sempre bom lembrar que o empregador tem responsabilidades sobre a condução destas tarefas.

Dentro do cenário corporativo atual, a melhoria na qualidade de vida dos profissionais de qualquer setor depende muito do nível de engajamento dos profissionais em SSO. Por anos, uma boa parte das empresas não compreendia a importância desse investimento, sem falar das informações equivocadas que foram se propagando. Para mudar este cenário, é preciso que o profissional em SSO esteja realmente capacitado e atualizado para, além de atuar de forma correta na sua prestação de serviço, também mudar o pensamento ultrapassado que muitos empresários têm sobre o que é Saúde e Segurança Ocupacional.

A 2R possui uma infinidade de soluções que podem auxiliar você nesse processo. Acesse nosso site e conheça nossos cursos clicando AQUI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *