Por que os contadores precisam saber sobre Segurança e Saúde do Trabalho?

O eSocial vai altera o envio de diversas obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias aos órgãos públicos. Nenhuma empresa ficará fora desse processo. É por isso que alguns profissionais devem ficar mais atentos a estas mudanças. Estamos falando com vocês: amigos contadores!

Informações contidas em documentos como SEFIP, CAGED, RAIS, DIRF, PPP, PCMSO, PPRA, CAT, GRRF e MANAD serão encaminhadas agora ao sistema unificado do eSocial. Você precisará, a partir de então, adquirir novos conhecimentos sobre assuntos que não fazem parte do seu campo de atuação, como por exemplo Segurança e Saúde do Trabalho.

Além da captação de informações para alimentação do sistema, sabe em que outros momentos você utilizará o conhecimento adquirido em SSO? Nós mostramos para você!

Nas consultorias.

Ao ser solicitada uma consultoria em contabilidade para adequação ao eSocial dos processos internos, você precisará ter a expertise de saber avaliar também se as documentações referentes à Segurança e Saúde Ocupacionais estão seguindo as normas legais. Caso seja necessário, é recomendado que o empresário também busque o auxílio de uma empresa especializada em SSO para fazer os ajustes necessários.

Na implantação de sistemas.

Como o eSocial incorpora o maior número possível de informações sobre os funcionários de uma empresa, a implantação de softwares de gestão é a estratégia mais indicada para compactar tais dados. O gestor pode optar por adquirir softwares para cada setor (jurídico, SSO, contabilidade, etc.) ou um único que engloba todas as áreas. Em ambas situações, caso você seja solicitado a realizar tal implantação, é importante orientar o seu cliente, com total clareza, sobre como ele irá conseguir cumprir com às exigências para o eSocial, seja para os dados referentes ao setor de RH, SSO ou qualquer outro a ser lançado no sistema.

Treinamento de equipes.

Seja para sua equipe ou a do seu cliente, é importante que você esteja preparado para passar todas as informações a eles quando você for solicitado para dar um treinamento. Sabemos que direcionar o assunto para a nossa área de conhecimento é algo muito comum, mas por se tratar de um sistema com informações complexas, que se interligam a outros campos de conhecimento, nada melhor do que estar por dentro do assunto. Como a área de Segurança e Saúde Ocupacionais é totalmente ligada ao eSocial, não podendo, em hipótese alguma, deixar de considera-la nesses treinamentos.

Essas são somente algumas oportunidades em apontamos para você, Contador. Dedicar-se a compreender mais profundamente o eSocial, se apropriando de todas as suas variáveis, incluindo os conhecimentos em Segurança e Saúde do Trabalho pode abrir caminhos profissionais muito prósperos. Por isso aconselhamos: aprimore-se e aproveite este momento.

Quer saber por onde começar? A 2R, pensando na sua comodidade, preparou um curso online voltado para você! Ao se inscrever em “Curso de Segurança e Saúde Ocupacional para atendimento ao eSocial” (clique aqui), você terá a chance de absorver o conhecimento necessário para dar uma guinada na sua carreira. Inscreva-se (clique aqui) e comece essa transformação agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *