Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado no Brasil no dia 27 de Julho pois no início da década de 70, o Banco Mundial ameaçou em cortar os financiamentos caso o Brasil não reduzisse o número de acidentes no trabalho, no país que segundo estimativas da época, cerca de 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e 40% dos profissionais sofriam lesões.

Tudo isso acabou resultando na publicação de duas portarias nº 3236 e 3237, feitas pelo ministro do Trabalho da época, Júlio Barata, que foram assinadas a 45 anos, no dia 27 de julho de 1972. O então ministro do Trabalho além de assumir as implementações das portarias, que regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina no Trabalho, atualizou o artigo 164 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que fala sobre as condições internas de uma empresa, em relação à saúde e a segurança, mas precisamente sobre a atuação e formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Desde então no Brasil é celebrado no dia 27, o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

O que é Segurança no Trabalho?

É conjuntos de medidas que são adotadas para minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

Porém, no Brasil ainda tem muito para fazer sobre essa questão, como você pode ver neste post: Números de acidentes no trabalho ainda assustam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *