5 razões para contratar empresa especializada em Segurança do Trabalho

A modernização de processos empresariais e mudanças recentes nas leis trabalhistas atingem diretamente os empregados e a forma como a organização deve se portar diante delas. Muitas estão atreladas diretamente a saúde física e mental do funcionário.

Neste caso, a principal recomendação é a contratação de uma empresa especializada em Segurança do Trabalho para orientar sobre tais mudanças, estabelecer uma rotina voltada para o acompanhamento dessas atualizações e criar uma cultura interna de prevenção. A seguir, apresentamos 5 razões para ajudar você na decisão na hora de contratar uma empresa especializada.

1 – Estar atualizado é uma excelente estratégia de negócio

Será que a sua organização está cumprindo com todos os requisitos impostos pelas Normas Regulamentadoras – NR’s? Você está ciente sobre como as novas regras da CLT vão afetar a sua empresa? Você sabe como evitar acidentes de trabalho? Se você está em dúvida sobre alguma dessas questões, precisa buscar imediatamente orientação de uma empresa especializada em Segurança do Trabalho ou Saúde Ocupacional.

Se sua empresa passar por uma fiscalização do Ministério do Trabalho e forem constatadas inconformidades ou se seu empregado sofrer algum acidente no exercício da função, você poderá ser submetido ao pagamento de multas, processos judiciais, embargos de obra ou fechamento do estabelecimento, termos de ajustamento ou pagamento de adicionais ao trabalhador, pagamento de tratamentos médicos ou até mesmo responder por lesão corporal, por exemplo. Evite tais situações com uma orientação especializada.

2 – Os processos gerenciais devem sempre atender os requisitos legais.

A segunda razão para que você busque uma consultoria de SSO é para ajudá-lo no alinhamento das atividades realizadas pela empresa com as exigências legais impostas pelas Normas Regulamentadoras – NR’s. Cada função e/ou setor traz consigo requisitos e procedimentos a serem cumpridos. E você deve estar preparado para ofertar a segurança e orientação necessária para quem o executará. Vale ressaltar que os processos administrativos também deverão acompanhar essas adequações garantindo ao trabalhador uma assistência completa a sua integridade.

Por isso, é imprescindível que seja realizada uma análise detalhada de cada setor, principalmente nos processos que podem afetar diretamente a saúde do empregado.

3 – Implantação do eSocial

Como citado anteriormente, é importante que a organização esteja ciente sobre as novas normas, leis e exigências governamentais. Com a chegada do eSocial será indispensável ter a ajuda de uma empresa especializada para orientar sobre os impactos e como serão inseridas as informações solicitadas nesta plataforma, que tem por objetivo a união de dados trabalhistas e previdenciários.

Como estas informações serão muito abrangentes e, ao mesmo tempo, detalhadas, ninguém melhor do que um especialista em SSO para dar as orientações certas e conduzir os ajustes necessários, assegurando a seus clientes e parceiros a garantia do atendimento aos aspectos legais.

Essa inovação também permite a criação de uma cultura interna de prevenção, o que pode ser uma diretriz bastante assertiva para o futuro da sua empresa.

4 – Padronização de processos de RH

Com a implantação do eSocial, o setor de Recursos Humano passa a desempenhar, além de sua atividade administrativa, uma função de fiscalização, pois terá o controle total sobre todos os setores (Produção, Contábil, Departamento Pessoal, etc.). Isso significa que a coleta de dados internos deverá ser mais abrangente, principalmente, para que haja precisão sobre quaisquer dados inerentes ao trabalhador passados ao governo.

Dessa maneira, ao contratar uma empresa especializada em SSO, você terá o apoio de profissionais para avaliar os riscos em todas as atividades, organizar rotinas de atualizações internas (mudanças de função, acompanhamento rigoroso dos resultados de exames médicos admissionais, periódicos e/ou demissionais, gestão de afastamento, etc.) e, sobretudo, capacitar seus colaboradores para as mudanças na nova legislação.

5 –  Toda empresa precisa de programas de saúde e segurança do trabalho

Independente do faturamento anual, carteira de clientes, número de funcionários ou em qual setor atue, sua empresa terá que manter, legalmente, um programa mínimo de saúde ocupacional.

Por exemplo: pequenos escritórios precisam estar preparados para os seus funcionários no quesito ergonomia; para os funcionários que vão atuar em obras é necessário cumprir as diretrizes para uso de EPI, estruturas, ambientes e procedimentos de execução de ações. Para cada setor e função existe uma norma regulamentar que norteará seu relacionamento não só com os funcionários, mas também com o ambiente da empresa.

Esse é a principal razão para que você busque imediatamente a ajuda de uma empresa especializada em segurança do trabalho. Você precisa saber se a implantação de programas como PCMSO, PPRA, LTCAT, PERGO, PCA, PPR, PCMAT, Programa de Qualidade de Vida e qualquer outro indicado pelo profissional é obrigatório ao seu negócio.

Perceber a importância desses fatores é fundamental para evitar que, por descuido em relação ao seu posicionamento frente aos seus funcionários, gere questões legais que atrapalhem o andamento do seu planejamento.

Quer saber mais sobre este assunto? Nosso canal no Youtube traz outras dicas para ajudar você nessa decisão. Aproveita, clique aqui e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *