Métodos essenciais de Gestão em SSO para alavancar qualquer pequena empresa.

Um dos fatores primordiais para o crescimento de uma empresa é a sua eficiência em implantar e executar processos de gestão. Sendo que, como temos conhecimento, os programas de Saúde e Segurança do Trabalho são obrigatórios em todas as empresas. Por isso precisam também ser muito bem planejados quando implantados. Completa-se assim uma cadeia de processos que contribuem para o desenvolvimento institucional.

Para ajudá-los nessa tarefa, apresentamos 5 métodos essenciais de Gestão em SSO para alavancar qualquer pequena empresa.

1- Avaliar as NR’s adequadas para o seu negócio.

Não é porque você possui um pequeno negócio que pode se sentir livre dos ajustes relacionados às Normas Regulamentadoras – NR’s. Como elas foram elaboradas para atender as mais diversas especificações laborais, vale verificar com um profissional especializado como e quais delas são obrigatórias e mais adequadas para seu ramo de atuação. Isso irá prevenir que seus funcionários adquiram uma doença no ambiente de trabalho ou venham se acidentar, evitando processos trabalhistas e o pagamento de multas.

 

2 – Medir a performance de ferramenta x gestor.

Todo processo precisa de uma etapa de avaliação para que se possa analisar os pontos a serem melhorados, modificados ou eliminados. Isso se dá também em relação ao modo como o gestor conduz as ferramentas utilizadas nessas atividades. Em se tratando de Saúde e Segurança do Trabalho, esse método deve ser muito mais rigoroso, pois uma ação realizada de maneira inadequada pode causar impactos negativos. Medir a performance entre ferramenta e gestor pode ser a medida que faltava para você dar uma guinada na sua empresa.

 

3- Manter um processo de auditoria interna ou externa.

O processo de avaliação, relatado no item anterior, também deve ser pensado para os processos executados. A implantação de auditorias interna e externa deve ser um método aplicado para auxiliar na identificação de falhas, normas inadequadas e processos mal executados. A empresa não precisa ter muitos setores ou funcionários para aplicar esse método de acompanhamento. Uma auditoria bem estruturada estabelecerá uma conformidade contínua dos processos e, consequentemente, uma melhoria no desempenho geral da empresa.

4- Desenvolver um manual de gestão em SSO.

Desenhar o processo que mais se adequa a um negócio, requer do gestor o conhecimento holístico da estrutura organizacional. Sendo assim, ao estabelecer o tipo de gestão e suas atribuições, é necessário que se crie um manual para que ela seja seguida por todos. Para uma gestão em SSO não é diferente! Cada setor precisa ter catalogado, definida suas atividades, especificações de função, quantidade de trabalhadores e as práticas adequadas que cada um deve seguir. Registra-se também neste manual o mapeamento do ambiente de trabalho, de fundamental importância no desempenho do trabalhador. Vale ressaltar que, caso existam empresas prestadoras de serviços envolvidas nesses processos, estabelecer também para elas normas, alinhando assim todo o processo.

5 – Detalhar as expectativas individuais relacionadas ao SSO.

Defina objetivos! Isso pode soar muito simples e comum, mas muitos gestores não estabelecem objetivos claros em seus processos, o que é um erro grave. Em uma gestão eficaz em SSO, as expectativas individuais devem ser levadas em consideração. Ao realizar esse detalhamento, o gestor tem total conhecimento sobre os anseios de seus funcionários, sobre como adaptar melhor suas ações e aumentar os níveis de produtividade de sua equipe. O gestor pode acrescentar essas informações na descrição de cargos e na avaliação de desempenho.

Qualquer empresa, além de um bom planejamento, precisa seguir metodologias assertivas que garantam a execução adequada das ações planejadas. Para uma gestão em SSO, o detalhamento e acompanhamento contínuo desses processos é, além de promover o cuidado com a saúde do trabalhador, uma forma de desenvolver as etapas evolutivas da empresa, gerando satisfação aos stakeholders e crescimento da empresa.

Venha conversar conosco sobre as diversas possibilidades de implantar um sistema otimizado e adequado de gestão em SSO em sua empresa. Acesse: http://2rprevencao.com.br/2rgestao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *