5 sinais de que processos de SSO mal estruturados estão fazendo seus rendimentos caírem.

A implantação de qualquer processo, método ou sistema em uma empresa precisa de um estudo prévio das necessidades e especificações do negócio. Permitir que eles sejam realizados de qualquer maneira é provocar problemas sérios, que atingem principalmente os seus rendimentos. Não é diferente quando nos referimos, mais especificamente, aos processos de SSO – Segurança e Saúde do Trabalho.

Muitos profissionais da área de SSO contam que é muito comum serem procurados por empresários que, só após verem seu faturamento cair, procuram seus serviços de consultoria para analisarem em que ponto estão falhando. A falta de conhecimento sobre as obrigatoriedades das Normas Regulamentadoras ou como implantá-las é apontado como principal motivo para que estas situações continuem existindo dentro dos estabelecimentos.

Neste artigo, vamos apontar os 5 sinais principais que provam que processos de SSO mal estruturados em  estão afetando os rendimentos da sua empresa:

1 – Aumento do absenteísmo.

Absenteísmo é o constante hábito do funcionário em faltar ou se ausentar do trabalho, o que implica, naturalmente, na diminuição do rendimento da equipe e de produção. Caso essas faltas sejam por motivos de saúde, é bem provável que sua empresa pode estar expondo o colaborador às situações de risco e não possui uma rotina de exames de rotina. Esses processos precisam ser revisados. Então, não entenda como exagero se seu colaborador expresse constantes reclamações sobre mal-estar, pois pode ser um sinal da presença de uma doença laboral. Busque o auxílio de um especialista em saúde do trabalho.

2 – Diminuição de produção e qualidade do serviço.

Sabe-se que condições inadequadas de trabalho levam o trabalhador ao desgaste, físico e mental, o que atinge diretamente em sua produção. Por vezes, essas situações não são tão perceptíveis e passam despercebidas, como por exemplo a baixa luminosidade em uma sala ou o ruído de algum equipamento. Em outras, já existem protocolos e etapas determinadas, mas não são cumpridas, talvez por falta de treinamentos adequados ou de um sistema de controle interno. Dessa forma, o trabalhador acaba desprendendo mais esforço para executar suas atividades, causando fadiga e, se não diagnosticado antecipadamente, uma doença laboral. Isto gera uma a queda na qualidade dos produtos ou serviços, e consequentemente, no seu faturamento.

3 – Documentação com validades vencidas.

Cada negócio traz em sua natureza uma peculiaridade assistida por um regulamento específico relacionado à saúde e segurança do trabalhador, orientando assim sua atuação. Alguns treinamentos, certificações, anuidade de conselhos e documentos de autorização são elementos obrigatórios para exercer devidamente as atividades, tanto do negócio quanto da função do empregado. Caso haja uma fiscalização de qualquer órgão público, a empresa que não estiver com com estes documentos devidamente registrados e dentro dos prazos, podem sofrer com a aplicação de multas e até mesmo o embargo de obra ou fechamento do estabelecimento. Uma rotina de atualizações pode ser implantada por um profissional de SSO, isso evitará que sua empresa sofra danos maiores.

4 – Perdas financeiras e aumento de gastos.

Se você não possui uma estrutura adequada de processos de SSO, o seu empregado ficará vulnerável a adquirir uma doença ocupacional, e você poderá ser penalizado com multas trabalhistas e indenizações. Além dos embargos de obras e fechamento do estabelecimento, outros prejuízos financeiros podem estar atrelados à má estruturação desses processos, como compra e manutenção de maquinário, pagamento de tratamentos médicos, honorário com advogados, horas extras não planejadas para empregados, etc.

5 – Não haver programas de SSO implantados na empresa.

O seu negócio pode estar perdendo rendimento simplesmente por não haver qualquer estrutura de SSO implantada em seu negócio. E isso é um erro gravíssimo! Todas as empresas, independente do seu ramo de atuação, precisam de um programa mínimo de SSO. De projetos simples de ergonomia até o mais complexo aparato de equipamentos de segurança, o empresário precisa solicitar a orientação de um profissional de SSO para que os projetos sejam inseridos de maneira correta, para não provocar as perdas financeiras que citamos acima.

Você pode saber mais sobre como sua empresa pode melhorar seus resultados através de processos bem implantados de SSO em nosso blog. Qualquer dúvida, mande uma mensagem para gente! Estaremos à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *