4 problemas que o eSocial vai gerar para o seu negócio a partir de junho.

Se sua meta de início de ano não foi “Adaptar minha empresa ao eSocial”, algo já começou errado! Sabe por quê? As micro e pequenas empresas terão até maio para organizar todas as documentações exigidas para a primeira fase do eSocial. Esta obrigatoriedade inicia em 1º de junho.

Então, corra que o tempo está acabando! Se você ainda não fez os levantamentos necessários para informar os dados ao eSocial, saiba agora os riscos que você corre.

1 – Comunicar dados errados.

O primeiro risco que você corre por não levantar os dados necessários para alimentação do eSocial é comunicar dados errados e ser barrado no sistema em campos específicos. Por exemplo, se não existir um registro de admissão de determinado funcionário, não haverá a possibilidade de acrescentar o seu pedido de demissão no sistema. Outro exemplo é tentar cadastrar documentações médicas de um funcionário que se acidentou sem, anteriormente, ter sido informando nenhum evento relacionado a esse acidente.

O layout do eSocial é totalmente interligado e as informações implantadas não podem ser modificadas. Por isso, faça um levantamento, organize e atualize todos os documentos dos seus funcionários.

2 – Processos desalinhados.

Este novo método de recolhimento de dados trabalhistas do Governo Federal modificará todos os seus processos administrativos.

Pode soar exagero, mas é exatamente isto que ocorrerá! Seus processos internos e planos de controle, sem dúvidas, terão que estar alinhados (agora mais do que nunca!) às leis trabalhistas e, consequentemente à promoção da qualidade de vida dos seus funcionários. Isto significa que o recolhimento de dados deve ser preciso e dependerá de uma estrutura administrativa coerente para tal.

3 – Fiscalização.

Como já foi enfatizado, o eSocial é completamente integrado, o que aumenta, consideravelmente a probabilidade de haver uma fiscalização em sua empresa. Contudo, esta fiscalização não precisa mais ocorrer in loco obrigatoriamente. Os dados divergentes serão identificados pelos órgãos públicos com mais facilidade, a partir das informações prestadas por sua empresa nesta plataforma. Portanto, você pode ser “convidado” a prestar esclarecimentos sobre o ocorrido.

O objetivo principal da plataforma é exatamente este: agilizar a fiscalização e ter um controle mais aprofundado sobre as relações trabalhistas. Mais um grande motivo para se adequar o quanto antes ao eSocial.

4 – Multas.

O que mais aflige um empresário, com certeza é perder dinheiro. E o eSocial vem aí para multar as empresas que não implementam boas práticas nos quesitos direitos, segurança e saúde dos trabalhadores.

Você deve estar se perguntando: quais as multas criadas pelo eSocial? Nenhuma multa foi criada! Isso mesmo! O que tornará o eSocial um sistema de “punição” é a facilidade que os órgãos fiscalizadores terão para autuar as empresas descumpridoras das leis, a partir da implantação deste novo método.

A legislação brasileira possui inúmeros dispositivos legais que penalizam as empresas que não cumprem com suas obrigações. Com o advento do eSocial, esses procedimentos se tornarão muito mais rigorosos.

Ainda tem dúvidas de que sua organização precisa correr contra o tempo para se adequar ao eSocial? Deseja saber mais sobre o assunto e quais os outros impactos que este sistema causará para sua empresa? Indicamos para você dois materiais explicativos sobre o tema: leia este artigo e veja este vídeo. E se surgirem mais dúvidas, entre em contato conosco pelo email contato@2rprevencao.com.br .

Ficaremos no aguardo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *